Águas Claras - Asa Norte - Sudoeste

Aplicações para alívio imediato da dor crônica

Existem Aplicações que são muito úteis no tratamento de dor crônica. São elas:

Bloqueio de nervo periférico: utilizamos uma agulha pequena, menor que a de insulina, para nervos superficiais. Ocorre uma anestesia no trajeto da área do nervo causador da dor. Quanto ao efeito, ele pode durar de semanas e até mesmo meses. No entanto, recomendamos aplicações semanais no primeiro mês e aumentando o intervalo entre as aplicações de acordo com a melhora até a alta.

Infiltração de ponto-gatilho: o procedimento é semelhante ao bloqueio de nervo. A diferença é o alvo. A aplicação ocorre em pontos musculares, não em nervos. O ponto-gatilho é muito conhecido como nódulos musculares, no termo leigo. Trata-se daquelas grandes áreas de contratura muscular. O efeito também é imediato. Veja abaixo como é a técnica para localizar um ponto-gatilho:O ponto gatilho é conhecido por irradiar a dor por longas distâncias: Observe à esquerda o ponto-gatilho do glúteo irradiando dor até próximo ao calcanhar.

Mesoterapia: as aplicações ocorrem na pele, na região intradérmica. Por ser muito superficial, torna-se uma técnica muito segura. O médico escolhe um conjunto de medicações a serem aplicadas. Podemos mesclar anestésico, anti-inflamatórios e relaxante muscular entre outras substâncias. A vantagem é que a pele vai liberando lentamente as medicações e o efeito é prolongado, reduzindo a necessidade de utilização de medicações analgésicas orais. A agulha é extremamente pequena e fina, fabricada especialmente para atingir apenas a pele. Observe que as aplicações seguem um padrão. Primeiramente mapeamos a área dolorosa. Em seguida, a medicação é aplicada a cada 1 cm de distância, como se fosse uma rede.

Agulhamento seco: escolhemos esse tratamento para aqueles pacientes que têm receio de receber a anestesia com a lidocaína. Como o próprio nome diz, “seco” significa que não utilizamos medicações. Utilizamos apenas uma agulha de acupuntura para inativar o ponto-gatilho. Também tem efeito imediato e elimina o risco de reações alérgicas aos medicamentos.

PENS: estimulação elétrica percutânea. Utilizamos um aparelho de estimulação elétrica e acoplamos as agulhas. É uma forma de aumentar a eficácia do agulhamento seco.