A Enxaqueca não é apenas uma dor de cabeça simples, ela causa grandes prejuízos à pessoa. As incapacitações são um grave problema e seus sintomas são encontrados aqui. Atualmente, a enxaqueca é a sexta doença mais incapacitante do mundo! Essa informação é um alerta, porém, enxaqueca tem tratamento. Procure o especialista em enxaqueca para melhorar a qualidade de vida com tratamento sério.

Quem é o especialista em enxaqueca?
O especialista em enxaqueca é o neurologista, profissional de saúde mais apto a tratar desta doença.

O que faz um especialista em enxaqueca?
O médico neurologista precisa fazer uma análise minuciosa (anamnese) de todas as características da dor de cabeça. Consiste em investigar a relação da dor com alimentos, odor e, ciclo menstrual, problemas na mandíbula ou cervical, estresse, depressão entre outros. Logo, a primeira consulta deve ser longa, no mínimo 40 minutos a 1 hora. Assim, consegue-se colher todas as informações que irão ser de extrema importância no diagnóstico e na montagem do tratamento.

Depois, o especialista em enxaqueca irá realizar o exame cefaliátrico, o exame físico do crânio. Esse exame é fundamental. A pesquisa básica avalia a movimentação da mandíbula e do pescoço, observando presença de dor ou desconforto que provoca dor de cabeça. A segunda etapa é tocar todos os músculos da cabeça (temporais, frontais, occipitais) e do pescoço (trapézio, esternocleidomastóideo e semiespinhoso) a procura de pontos-gatilho musculares (famosos nódulos musculares). Por fim, examina-se todos os nervos cranianos (occipitis, auriculo-temporais e supra-orbitários) em busca de nervos hipersensíveis que disparam a dor.

A última parte da consulta é analisar os exames que o paciente já tenha feito. Nesse momento, muitos pacientes alegam ter feito inúmeros exames para detectar a dor de cabeça e sempre TODOS OS EXAMES SÃO NORMAIS. Isso não é surpresa, pois não existe NENHUM EXAME que detecta a enxaqueca. Apenas a história do paciente é suficiente para fazer o diagnóstico.

Por que consultar com neurologista especialista em enxaqueca ?
Não só a neurologia, como qualquer campo na medicina, evoluem muito rápido e é quase impossível estar a par de todas as novidades no tratamento de qualquer doença. Quando o neurologista se dedica exclusivamente ao tratamento da enxaqueca, naturalmente consegue aprofundar-se cada vez mais e oferecer um tratamento melhor para cada tipo de paciente.

É importante frisar que ao procurar tratamento, fique atento à quantidade de tempo a ser dedicado ao seu problema. É fundamental consulta com calma e sem pressa, que busque sintomas e conheça com o máximo de informações seu caso. Busque referências da clínica e do médico. A Slow Medicine é um conceito aplicado no tratamento de enxaqueca e dor de cabeça crônica.

Nesse vídeo aqui, o Dr Márcio Siega explica um pouco mais sobre dor de cabeça e enxaqueca, em entrevista concedida à apresentadora Mônica Nóbrega.

Falamos mais sobre os tratamentos em site exclusivo neste link.

 

Compartilhe este artigo, Escolha a plataforma!

Categorias

Arquivos