A aplicação da toxina botulínica para enxaqueca não é um tratamento experimental. É um tratamento devidamente aprovado pela ANVISA. Inclusive consta na bula da medicação a sua atuação em enxaqueca crônica . Os estudos iniciaram na década de 90 mas a comprovação dos resultados ocorreu em 2010. E inclusive diversos convênios já autorizam.

Como a substância age na enxaqueca?

O efeito mais conhecido da toxina botulínica é relaxar os músculos e amenizar as rugas. Porém, no caso da enxaqueca, foi descoberto uma nova ação: tratamento de dores. Uma substância que causa muita enxaqueca, CGRP, é bloqueada e então a enxaqueca fica enfraquecida.

Local de ação do toxina botulínica na enxaqueca: a molécula não permite que o CGRP seja liberado na sinapse, impedindo assim o disparo da crise de enxaqueca.

A aplicação estética funciona para enxaqueca?

Não!!! A dose usada na estética é 30 unidades. Para tratar enxaqueca, a toxina botulínica deve ser aplicado na dose correta (frasco de 200 unidades). E outros tipos de toxina botulínica não tem comprovação que funcionem para enxaqueca, apenas a marca original tem registro na ANVISA e consta em bula que é eficaz para enxaqueca.

Veja os locais que devem, obrigatoriamente, ser aplicados. São aplicados no mínimo 31 pontos e no máximo 39 pontos.

A técnica de aplicação importa? Posso aplicar com o dermatologista ou com o dentista?

Em geral, médicos que não tratam dor de cabeça não entendem que a toxina botulínica deve ser aplicado próximo a trajeto dos nervos. Nada adianta aplicar em região de rugas. Muito menos de forma profunda e intramuscular. Caso contrário a substância não alcançará os nervos. Veja a relação dos pontos aplicados com os nervos do crânio.

Quando a toxina botulínica começa a fazer efeito?

O efeito analgésico inicia após 3 a 7 dias e com 15 dias está em plena atividade por 3 meses, quando começa a perder efeito e se extingue em 6 meses. Para evitar as recaídas e completar o tratamento, reaplicar com 12 semanas antes da dor retornar.

Tenho que aplicar a vida toda?

Não, o tempo de tratamento é de 1 ano, semelhante ao tempo de outros tratamentos. O ideal é aplicar 5 vezes com intervalos de 12 semanas, ou seja, quase 3 meses. A toxina botulínica tem o papel de tratar apenas a forma grave da enxaqueca. Dessa forma, a enxaqueca perde força, transformando-a em uma forma mais suave e não limitante. Muitas vezes são necessários tratamentos concomitantes para controlar definitivamente a enxaqueca.

Observe a redução progressiva dos dias de enxaqueca por mês a cada aplicação. Antes do tratamento, os indivíduos tinham 23 dias de enxaqueca por mês e após 1 ano de tratamento caiu para 5 dias de enxaqueca por mês. E continuou reduzindo no 2º ano de aplicação. Observe também que o protocolo de 39 pontos (dose de 200 unidades) funciona melhor que a dose de 31 pontos (155 unidades). Na Clínica Modula Dor, todos nossos pacientes recebem a dose cheia, 200 unidades.

Como  a toxina botulínica é conservada?

O medicação é muito sensível ao calor. Deve ser aplicado imediatamente caso entre em temperatura ambiente. Por isso, sua conservação influencia diretamente no resultado clínico. A Clínica Modula Dor dispõe de câmara de conservação próprio de vacinas com monitoramento 24h e acionamento remoto em caso de oscilações de temperatura.

Quais os riscos da aplicação?

É uma medicação extremamente segura. Riscos de reações graves são raríssimos, pouquíssimos casos de alergia foram descritos. O efeito colateral que ocorre em todos os casos é uma mudança estética na face, decorrente da aplicação em pontos na testa. Assimetria nas pálpebras que chamam mais a atenção e podem desagradar ocorrem de forma incomum, mas pode ocorrem em 3% das aplicações como descrito em bula. Em geral, o efeito estético agrada. Mas como o foco do tratamento é na dor, a aplicação não segue pontos estéticos. Efeitos colaterais como a dos remédios não são descritos, sendo uma excelente opção para quem tem não tolera usar medicações orais.

Quais as recomendações após aplicação?

Pede-se para preservar repouso por 3 horas. Evitar coçar, esfregar, massagear as áreas aplicadas, principalmente a testa. Há o risco de deslocar o líquido que fica na região subcutânea. Evitar deitar pois pode dormir e comprimir áreas aplicadas. Como são aplicadas muitas áreas, pode ocorrer dor após a aplicação, como também pode ocorrer alívio imediato pelo efeito “acupuntura” das 31 agulhadas.

Agora que você sabe um pouco mais, agende uma avaliação. Discuta com nossos médicos se a toxina botulínica é indicada para você! E venha se beneficiar de uma das terapias que fazem parte da nova era do tratamento da enxaqueca, as terapias anti-CGRP.