(61) 3686-3456 | (82) 3142-9772

Águas Claras - Asa Norte - Sudoeste - Maceió

Toxina botulínica para tratamento da enxaqueca

A aplicação da Toxina Botulínica para Enxaqueca não é um tratamento Experimental.

A aplicação da toxina botulínica para enxaqueca não é um tratamento experimental. É um tratamento devidamente aprovado pela ANVISA. Inclusive consta na bula da medicação a sua atuação em enxaqueca crônica. Os estudos foram iniciados na década de 90, mas a comprovação dos resultados ocorreu em 2010. E, inclusive, diversos convênios já autorizam o tratamento.

Como a substância age na enxaqueca

O efeito mais conhecido da toxina botulínica é relaxar os músculos e amenizar as rugas. Porém, no caso da enxaqueca, foi descoberto uma nova ação: tratamento de dores. Uma substância que causa muita enxaqueca, CGRP, é bloqueada e então a enxaqueca fica enfraquecida.

Local de ação da toxina botulínica na enxaqueca: a molécula não permite que o CGRP seja liberado na sinapse, impedindo assim o disparo da crise de enxaqueca.

A aplicação Estética funciona para enxaqueca?

Não! A dose usada na estética é de 30 unidades. Para tratar enxaqueca, a toxina botulínica deve ser aplicada na dose correta (frasco de 200 unidades). Vale lembrar que outros tipos de toxina botulínica não têm comprovação de resultados em tratamentos para enxaqueca, apenas a marca original tem registro na ANVISA e consta em bula que é eficaz para enxaqueca.

A técnica de aplicação importa? Posso aplicar com o dermatologista ou com o dentista?

Em geral, médicos que não tratam dor de cabeça não entendem que a toxina botulínica deve ser aplicada próximo ao trajeto dos nervos. Nada adianta aplicar em região de rugas. Muito menos de forma profunda e intramuscular. Caso contrário a substância não alcançará os nervos. Veja a relação dos pontos aplicados com os nervos do crânio.

Tenho que aplicar a vida toda?

Não, o tempo de tratamento é de 1 ano, semelhante ao tempo de outros tratamentos. O ideal é aplicar 5 vezes com intervalos de 12 semanas, ou seja, quase 3 meses. A toxina botulínica tem o papel de tratar apenas a forma grave da enxaqueca. Dessa forma, a enxaqueca perde força, transformando-a em uma forma mais suave e não limitante. Muitas vezes são necessários tratamentos concomitantes para controlar definitivamente a enxaqueca.

Observe a redução progressiva dos dias de enxaqueca por mês a cada aplicação. Antes do tratamento, os indivíduos tinham 23 dias de enxaqueca por mês e após 1 ano de tratamento caiu para 5 dias de enxaqueca por mês, e continuou reduzindo no segundo ano de aplicação. Observe também que o protocolo de 39 pontos (dose de 200 unidades) funciona melhor que a dose de 31 pontos (155 unidades). Na Clínica Modula Dor, todos nossos pacientes recebem a dose cheia, 200 unidades.

Quando a toxina botulínica começa a fazer efeito?

O efeito analgésico inicia após 3 a 7 dias, com 15 dias está em plena atividade, durando em média 3 meses. Quando o efeito começa a reduzir e até mesmo se extinguir, já passaram em média 6 meses desde a aplicação. Para evitar as recaídas e completar o tratamento, reaplicar com 12 semanas antes do retorno da dor.

Quais os riscos da aplicação?

É uma medicação extremamente segura. Riscos de reações graves são raros, pouquíssimos casos de alergia foram descritos. O efeito colateral que ocorre em todos os casos é uma mudança estética na face, decorrente da aplicação em pontos na testa. A ocorrência de assimetria nas pálpebras que chamam mais a atenção e podem desagradar é incomum, mas pode acontecer em 3% das aplicações, como descrito em bula. Em geral, o efeito estético agrada, mas como o foco do tratamento é na dor, a aplicação não segue pontos estéticos. Efeitos colaterais como a dos remédios não são descritos, sendo uma excelente opção para quem não tolera usar medicações orais.

Quais as recomendações após a aplicação?

Pede-se para preservar repouso por três horas. Evitar coçar, esfregar, massagear as áreas aplicadas, principalmente a testa. Há o risco de deslocar o líquido que fica na região subcutânea. Evitar deitar-se, pois ao dormir pode acabar comprimindo as áreas aplicadas. Como são aplicadas em muitas áreas, pode ocorrer dor após a aplicação, como também pode ocorrer alívio imediato pelo efeito “acupuntura” das 31 agulhadas.

Local de ação do toxina botulínica na enxaqueca: a molécula não permite que o CGRP seja liberado na sinapse, impedindo assim o disparo da crise de enxaqueca.

Como a toxina botulínica é conservada?

Pede-se para preservar repouso por três horas. Evitar coçar, esfregar, massagear as áreas aplicadas, principalmente a testa. Há o risco de deslocar o líquido que fica na região subcutânea. Evitar deitar-se, pois ao dormir pode acabar comprimindo as áreas aplicadas. Como são aplicadas em muitas áreas, pode ocorrer dor após a aplicação, como também pode ocorrer alívio imediato pelo efeito “acupuntura” das 31 agulhadas.

Agora que você sabe um pouco mais, agende uma avaliação. Discuta com nossos médicos se a toxina botulínica é indicada para você! Venha se beneficiar de uma das terapias que fazem parte da nova era do tratamento da enxaqueca, as terapias anti-CGRP.